Conquista da classe contábil; lançada Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira e comitiva goiana marca presença em solenidade

WhatsApp Image 2023-06-14 at 13.01.56

Uma conquista para toda a classe contábil do país. Aconteceu na manhã desta quarta-feira (14/06), o lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira (FBC), no salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, diversas representações classistas marcaram presença.

A comitiva goiana foi representada pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) Sucena Hummel; vice-presidente administrativo, Henrique Ricardo; a chefe de gabinete, Priscila Rodrigues; a assessora parlamentar, Ângela Lemes. O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Weberth Fernandes e presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido Pinto participaram da solenidade.

Em um ato histórico para os profissionais da contabilidade, a FBC tem por finalidade primordial atuar junto à sociedade civil para apoiar as políticas públicas, os programas e ações governamentais relacionados com a atuação dos contadores em todo país. A iniciativa foi do CFC, Fenacon e Ibracon, além de contar com o apoio de 232 deputados e dos 13 senadores que colaboraram com o pleito e conquista. A coordenação da FBC é do deputado Júlio César Lima.

O presidente do CFC, disse que espera que, de agora em diante, a frente possa contribuir com o parlamento. “Que a nossa frente possa ser movimentada pelos interesses da classe contábil. Que de forma natural, os contadores apossam ajudar o Congresso Nacional em pautas como a área de empreendedorismo, Reforma Tributária e fomento à novos negócios”, salientou Aécio Dantas.

A presidente do CRCGO, celebrando, enalteceu sobre a importância da contabilidade em todas as esferas. “Estamos radiantes com a FBC, conclamamos a todos os contadores que nos tragam as suas demandas. pois agora temos, no plenário da Câmara do Deputados, a nossa Frente para lutar pela valorização e reconhecimento da nossa classe”, enfatizou Hummel.

Ainda na ocasião, o presidente da Fenacon, Daniel Coelho; o Deputado Federal, Rubens Otoni; representando o vice-presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Coscodai, o diretor de administração, Francisco de Paula, entre personalidades políticas e classistas.

Metas e objetivos da FBC

Entre as principais metas e objetivos da FBC, destaca-se o acompanhamento da tramitação de proposições legislativas que sejam de interesse e/ou contribuam para a profissão contábil no Brasil; e a busca permanente do aperfeiçoamento da legislação relacionada à carreira e às atribuições dos profissionais da contabilidade, bem como buscar condições de trabalho e de atendimento prioritário nas estruturas das autarquias e dos órgãos públicos que atendam às necessidades de ofício dos contadores brasileiros.

O vice-presidente administrativo do CRCGO, comentou sobre a FBC ser um elo formado pelo sistema CFC e CRCs. “Essa ligação está ligada aos projetos que interessam aos profissionais da contabilidade como também o empresariado. Toda legislação que cair no Congresso e que se referir aos citados vai passar pela FBC. É com eles que vamos lutar para alterar e melhorar”, comentou, afirmando que “Muitos segmentos têm a sua Frente Parlamentar para melhorar a sua categoria, e hoje, nesse marco, os contadores estão de parabéns por essa conquista”, concluiu Henrique Ricardo.

“O sistema contábil brasileiro necessita de ações políticas. Existem muitas matérias em trâmite que atinge indiretamente a vida dos contadores. Essa aproximação com o sistema contábil brasileiro, por meio das frentes estaduais e agora, com a Frente Mista, vai agregar demais, é um marco, um prestígio. A classe política reconhece os profissionais da contabilidade tem um protagonismo na sociedade”, ponderou o conselheiro Federal, Weberth Fernandes.

Acesse o pdf da cartilha FBC na íntegra: https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2023/06/FP_cartilha_WEB.pdf

A Reprodução desse material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes