13ª edição da Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente debate sobre tendências regulatórias, de tecnologia e sustentabilidade; CRCGO prestigia evento

WhatsApp Image 2023-06-29 at 09.42.12

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Dr. Valdir Mendonça Alves participou presencialmente da 13ª edição da Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, promovida pelo Ibracon. O evento ocorreu entre 27 e 28 de junho, em formato híbrido, sendo o presencial no Teatro Claro, na cidade de São Paulo.

Esse é o maior e mais importante evento brasileiro voltado à atividade de auditoria independente no Brasil. Durante dois dias, palestrantes nacionais e internacionais debateram sobre cenários, insights e anteciparam tendências do setor.

Os presidentes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento; e do Ibracon, Valdir Coscodai, junto com o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Bezerra fizeram a solenidade de abertura, ressaltando a importância do evento e da auditoria Independente.

Na sequência, Nascimento abordou sobre a agenda regulatória de 2023: tecnologia, inclusão e sustentabilidade. Logo em seguida, Felipe Salto, economista-chefe e sócio na Warren Brasil, trouxe a palestra: A economia no Brasil: finanças, investimento e desenvolvimento. A conferência contou ainda com um debate sobre os principais pontos das palestras realizadas, seguido de três painéis, sendo o primeiro, sobre governança e desenvolvimento sustentável, o segundo, sobre tendências regulatórias e de sustentabilidade, e por fim, sobre as Atualidades das Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS). O segundo dia de conferência teve dois painéis. O primeiro abordou sobre tecnologia: considerações no campo da ética e ceticismo profissional; o segundo trouxe à luz a pauta sobre o profissional do futuro da Auditoria Independente.

A novidade deste ano, é que, logo após o término da programação da 13ª Conferência, os participantes puderam ter acesso ao evento de Tecnologia e Inovação que contou com palestra inicial sobre: Desbravando Fronteiras: Tecnologia e Inovação para o Futuro Sustentável e na sequência, os participantes puderam assistir ao Painel: Tecnologia e Inovação: moldando o futuro da Auditoria Independente. Por fim, eles acompanharam a apresentação e premiação dos projetos classificados no 1º Hackathon do Ibracon e suas propostas para que a tecnologia possa ser, cada vez mais, uma aliada da Auditoria Independente.

Para o vice-presidente Dr. Valdir Mendonça, a 13ª edição da conferência trouxe um olhar atento no que diz respeito à ESG (Environmental, Social and Governance), salientando a interdependência entre as empresas e as realidades econômicas, sociais e ambientais de cada uma. “Foi muito enriquecedor acompanhar palestras e painéis de altíssimo nível abrangendo temas tão fundamentais para a nossa classe, debatidos com conferencistas tão renomados e habilitados. É sempre gratificante e incentivador”, elogiou.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues