Representantes do CRCGO participam de evento em Jataí sobre Destinações Solidárias no Imposto de Renda
Representantes do CRCGO participam de evento em Jataí sobre Destinações Solidárias no Imposto de Renda
Na manhã dessa terça-feira (18), o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Francisco de Assis de Lima, e a representante do CRCGO, Glauce Nea Rodrigues, estiveram presentes no evento Conexão Social: Fortalecendo os Fundos Municipais, realizado em Jataí. A iniciativa, que contou com o apoio das principais entidades de classe de Jataí como Acij, OAB, Codeja, Receita Federal, foi realizado em conjunto pelo CRC/GO e a Prefeitura Municipal de Jataí e teve como objetivo de debater estratégias e soluções voltadas ao fortalecimento dos fundos municipais, o evento reuniu gestores, contadores e representantes da sociedade civil.
Durante sua participação, o vice-presidente ministrou uma palestra sobre as Destinações Solidárias no Imposto de Renda (IR Solidário), destacando a importância desse mecanismo para impulsionar projetos sociais por meio da destinação de parte do imposto devido a fundos de direitos das crianças, adolescentes e idosos.
Durante sua palestra, Francisco de Assis de Lima destacou como a destinação solidária de até 6% do imposto devido pode ser direcionada para fundos municipais, estaduais ou nacionais. Ele enfatizou os resultados expressivos obtidos em Goiás, com um aumento de mais de 200% nas destinações entre 2021 e 2024, e reforçou o papel do CRCGO em sensibilizar a sociedade e a classe contábil para transformar a solidariedade em ação por meio do Imposto de Renda Solidário.
A representante Glauce Nea Rodrigues, reforçou o compromisso da entidade em apoiar ações que fortalecem a atuação dos profissionais da contabilidade e promovem o desenvolvimento social da região. “A ideia foi exatamente essa, de juntar forças para que a gente conseguisse fortalecer ainda mais o movimento. Estabelecemos uma meta para conseguir atingir esse próximo exercício, nessa próxima declaração de Imposto de Renda agora. E com cada um dos agentes ali disseminando essa possibilidade, a gente vai conseguir atingir muito mais gente. Então despertou um incentivo nos profissionais contábeis – que são os principais disseminadores – e eu acredito que nós teremos aí um resultado extraordinário, é basicamente essa união de forças.”
A iniciativa faz parte dos esforços contínuos do CRCGO para estimular práticas que fomentem o engajamento da classe contábil em causas de impacto social.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Brenda Magalhães, estagiária em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo e Kamilla Lemes