Na Acieg, vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCGO participa de Fórum sobre a Regulamentação da Reforma Tributária
Na Acieg, vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCGO participa de Fórum sobre a Regulamentação da Reforma Tributária
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) promoveu na noite desta quinta-feira (13/02), o Fórum sobre a Regulamentação da Reforma Tributária. O vice-presidente de vice-presidente de Administração e Planejamento do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Ricardo Batista, participou das discussões, recebendo boas-vindas do presidente da Casa, Rubens Fileti.
A abertura ficou sob responsabilidade do senador Vanderlan Cardoso, que trouxe um olhar analítico e disponibilizou números relacionados ao que se definiu até agora sobre a reforma no Poder Legislativo. “Mais uma vez, a Acieg sai à frente. Trouxe um tema importante e que causa a apreensão. Eu que participei tanto da primeira fase como da regulamentação, me senti prestigiado por estar aqui e poder debater com associados e sigo à disposição”, disse.
O presidente da Câmara da Reforma Tributária da ACIEG, Alexandre Limiro, pontuou a importância do empresariado se preparar neste momento. “A ACIEG saiu mais uma vez na frente, com essa discussão sobre a reforma ainda durante a regulamentação.”
O deputado federal Zacharias Calil, que mediou a primeira mesa redonda, destacou a importância da Acieg junto ao empreendedorismo em geral. “É um evento para esclarecermos várias dúvidas. É um tema muito complexo, que passou pela Câmara por vários anos até se chegar a um consenso. É importante que tenhamos conhecimento acerca do tema neste momento de transição.”
O secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços, Diogo Franco, foi o mediador do segundo debate, este com foco no agronegócio. “Esse é um evento para mensurarmos e explicarmos sobre as consequências da reforma para todos os setores. Uma ação muito produtiva, que oferece uma luz e uma compreensão sobre a atual reforma tributária”, afirmou o secretário.
Prestigiando o evento, o representante do CRCGO enalteceu a importância da contabilidade nesse novo cenário. Ele ressaltou que, diante das mudanças complexas e das novas obrigações fiscais, os contadores desempenham um papel fundamental na interpretação e aplicação das normas tributárias, mas também na orientação estratégica para as empresas se adaptarem com eficiência às transformações. “Nós nos posicionamos como verdadeiros agentes de mudanças, capaz de traduzir as novas regras em soluções práticas e sustentáveis para os negócios. Este evento foi uma excelente oportunidade para fortalecer a colaboração entre profissionais da contabilidade e a Acieg, autoridades e demais setores, alinhando visões para uma reforma mais justa e eficiente.
Período de transição
O economista Ângelo de Angelis, um dos palestrantes do evento, acredita que uma das primeiras mudanças que o empresariado precisará fazer será nos softwares de gestão financeira. “O que nós vemos agora é um momento no qual será necessário que as empresas olhem para seus sistemas, atualizem seus números. Vamos passar por esse período de transição até 2032, quando vão conviver dois sistemas. As empresas precisam rever processos e contratos.”
A advogada Talita Pimenta Félix, com ampla experiência na área do Direito Tributário e diretora da associação, afirmou ser “primordial” o papel de entidades como a ACIEG para ser uma ponte entre a academia, o Poder Legislativo e a sociedade. “No fórum, tratamos elementos fundamentais para a economia como um todo, mas com foco nos serviços, varejo e agronegócio”, disse.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, com informações da Acieg