CRCGO apresenta Campanha do Imposto de Renda Solidário à Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos de Goiânia
CRCGO apresenta Campanha do Imposto de Renda Solidário à Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos de Goiânia
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel apresentou o projeto e a Campanha de Destinação no Imposto de Renda (IR) Solidário na Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) nesta sexta-feira (6/02). A titular da pasta, Eerizânia Freitas dialogou para que houvesse um alinhamento de ações conjuntas em relação às possíveis ações de incentivo à causa solidária demonstrada pelo CRCGO.
A destinação de parte do IR para projetos sociais é uma das ações previstas nas leis de incentivo fiscal, permitindo que recursos sejam direcionados para os Fundos Especiais vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Estatuto do Idoso, além de programas nas áreas de Cultura, Esporte e Produção Audiovisual. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazer essa destinação, seja por doações em espécie ou bens, que podem ser deduzidos do imposto devido, respeitando o limite legal. A ação também pode ser feita diretamente na ‘Declaração de Ajuste de Imposto de Renda da Pessoa Física’.
“No início, era um trabalho mais tímido, com menos evidência e conhecimento, até mesmo por parte do poder público e entidades empresariais, até que eles entenderam que, por meio do profissional da contabilidade e a sua atuação junto ao contribuinte, conseguiríamos evidenciar a campanha do IR Solidário. E, com isso, nós temos uma oportunidade de fazer o nosso papel social, porque o contator também desempenha essa frente solidária”, afirmou a presidente do CRCGO, Sucena Hummel.
Já a Secretária da Semasdh, Eerizânia Freitas enalteceu que a Campanha do IR Solidário é uma ferramenta para captar recursos para fortalecer ações sociais e políticas públicas voltadas aos grupos mais vulneráveis. “A destinação pode ser direcionada a projetos de inclusão social e promoção dos direitos humanos, que é a nossa principal frente aqui na Capital. Ao engajar a sociedade nesse processo, podemos incentivar o impacto dessa iniciativa nos programas essenciais, garantindo mais autonomia e proteção para as populações atendidas como principalmente os idosos”, evidenciou Freitas, conclamando uma participação intensiva dos cidadãos goianienses, que podem somar na transformação social.
Lançamento oficial da Campanha
A presidente do Conselho também reforçou o convite para que a Semasdh, em parceria com a presidente do CRCGO, lance a campanha em conjunto com a pasta, alinhando-a aos Seminários Regionais do Agronegócio, promovidos pelo Sistema Senar/Faeg. “Essa será uma excelente oportunidade para alcançar um público maior de profissionais da contabilidade que atuam no agronegócio, especialmente os que trabalham diretamente com os produtores rurais, pois são eles os maiores contribuintes da nossa Campanha do IR Solidário”, ressaltou, destacando a importância da data de 14 de março para o lançamento, o que foi prontamente aceito pelos integrantes da Secretaria.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Brenda Magalhães, estagiária em Jornalismo, e Kamilla Lemes