Representantes do CRCGO participam de mais uma semana do projeto Declare Fácil na Receita Federal em Goiânia
Representantes do CRCGO participam de mais uma semana do projeto Declare Fácil na Receita Federal em Goiânia
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) esteve presente em mais duas importantes datas de atendimento do projeto Declare Fácil, realizado na sede da Receita Federal em Goiânia. A iniciativa, conduzida pelo Fisco conta com apoio do CRCGO e também dos Núcleos Fiscais Contábeis (NAFs) das instituições de ensino que apoiam o projeto, tem como foco capacitar estudantes de Ciências Contábeis para oferecer orientação gratuita à população no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), voltada a contribuintes com renda anual de até R$ 50 mil.
A ação é realizada sempre às quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h, na Sala de Treinamento da Delegacia da RFB Goiânia, e seguirá até o dia 23 de maio. O objetivo é oferecer atendimento humanizado e eficiente à população que, muitas vezes, enfrenta dificuldades ao lidar com a declaração de IR.
O CRCGO reforçou sua presença por meio de representantes comprometidos com a educação fiscal e o fortalecimento da classe contábil. Na quarta-feira (07), a participação contou com alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Cidade Aparecida de Goiânia (FacCidade), acompanhados pelo membro da Comissão CRCGO Voluntário, Rondnelton Cabrine. Já na sexta-feira (09), os atendimentos foram conduzidos com o suporte dos alunos da Faculdade UniAraguaia, com acompanhamento do professor Cláudio Ferreira e da coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, professora mestra Karla Kellem de Lima. O conselheiro do CRCGO, Rogger Said, também marcou presença, reforçando o compromisso da entidade com a capacitação dos futuros profissionais da contabilidade.
Em fala sobre a importância da ação, Rondnelton Cabrine destacou o impacto positivo do projeto para a sociedade e para os futuros contadores. “A colaboração entre a Receita Federal, o CRCGO e as instituições de ensino fortalece o papel da contabilidade na sociedade e amplia o acesso da população aos serviços de orientação tributária”, afirmou.
O conselheiro Rogger Said também ressaltou o caráter estratégico da iniciativa. “Essa ação demonstra o compromisso do CRCGO com a educação fiscal e a orientação ao contribuinte. Estamos contribuindo para a formação prática dos estudantes e para o esclarecimento da população sobre suas obrigações tributárias”, pontuou.
Representando a Receita Federal, estiveram presentes em ambos os dias o analista tributário José Alves, o auditor fiscal e Supervisor de IRPF Jorge Martins, a analista tributária e representante de Cidadania Fiscal Lorena Cipriano, além das estagiárias Graciele Sousa (ciências contábeis) e Isabella Pacheco (comunicação).
Para a representante da Receita Federal, Lorena Cipriano, a iniciativa tem papel essencial na preparação dos futuros profissionais. “Quando temos profissionais contábeis qualificados no mercado, o trabalho fica mais fácil e melhor. É muito importante esse tipo de trabalho e pretendemos prolongar isso por mais anos e esclarecer sempre a importância da arrecadação fiscal.”
Além da FacCidade e da UniAraguaia, o Declare Fácil também conta com a participação das seguintes instituições de ensino: Faculdade Anicuns, Faculdade Estácio, Faculdade UniCerrado, Faculdade Una Itumbiara, Faculdade UniFasam e Faculdade UniFan.
O projeto segue promovendo a integração entre academia e sociedade, ao permitir que os estudantes vivenciem na prática os procedimentos de atendimento ao contribuinte, sempre com supervisão de professores e profissionais da área contábil. A atuação reforça a missão do CRCGO de fomentar a educação fiscal, a cidadania e a valorização da profissão contábil em Goiás.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Brenda Magalhães, estagiária em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo
e Kamilla Lemes