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Representantes do CRCGO dialogam sobre Álvará de Funcionamento com secretários na Prefeitura de Goiânia

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Representantes do CRCGO dialogam sobre Álvará de Funcionamento com secretários na Prefeitura de Goiânia

Iniciando as atividades da semana, nesta segunda-feira (13/01) os integrantes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) cumpriram agendas na Prefeitura de Goiânia, por meio dos representantes da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas) e da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). O objetivo, em específico, foram pautas relacionadas à emissão e renovação de alvarás de funcionamento para empresas na Capital

Junto ao titular da Sedicas, Diogo Franco, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel, o vice-presidente de Controle Interno, Ranniel Martins, o conselheiro, Rogger Said e a chefe de gabinete, Priscilla Rodrigues, explicaram ao secretário a preocupação na emissão dos alvarás de funcionamento, uma vez que o prazo para as empresas se regularizarem no Simples Nacional e não serem excluídas termina no dia 31 de janeiro. Franco se colou à disposição da entidade para colaborar nos diálogos mais aprofundados e solucionar os atendimentos e liberações dos alvarás de funcionamento.

Profissionais da contabilidade, arquitetos e representantes de entidades do segmento empresarial são os que mais acessam o sistema da Prefeitura de Goiânia para que o processo de abertura de empresa aconteça em Goiânia. Para prosseguir com a abertura de empresa na Capital é preciso solicitar informação de Uso do Solo para Atividades Econômicas. Feito isso, é preciso informar o código do Cadastro Nacional De Atividade Econômica (Cnae) das atividades a serem desempenhadas pela empresa. Esse documento é necessário para a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento, serviço que, até o presente momento, não está em pleno andamento devido a estruturação de equipe técnica da pasta.

“É uma luta contra o tempo, secretário. Não podemos demorar mais quanto às emissões dos alvarás, pois lá na frente vai sobrecarregar os atendimentos dos servidores e eles podem não conseguir fazer a regularização dessas empresas, por exemplo. Os contadores não podem ficar sem a solução, uma vez que isso prejudica a economia de Goiânia”, disse Sucena.

Já na Seplanh, além de fortalecer o relacionamento institucional e colaboração técnica com a Secretária, Ana Carolina Nunes de Souza Almeida os representante do Conselho de Contabilidade dialogaram novamente sobre os alvarás e a abertura de empresas.

Durante a reunião, foram abordadas questões relacionadas à simplificação de processos burocráticos, à agilidade na liberação de documentos e ao alinhamento das demandas empresariais com as normas municipais. O vice-presidente de Controle Interno do CRCGO destacou a importância do diálogo entre o poder público e a classe contábil. “Assim, podemos promover um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e à regularização das empresas, reforçando o papel estratégico dos contadores nesse processo”, salientou Ranniel Martins.

O conselheiro Rogger Said destacou exemplos do dia a dia que ainda causam morosidade nos serviços contábeis oferecidos aos empresários e reforçou que a colaboração mútua entre a pasta aprimora, ainda mais, os processos de regularização de empresas, emissão de alvarás e demais documentos necessários ao funcionamento dos negócios em Goiânia.

A titular da Seplanh, a Secretária Ana Carolina, evidenciou a importância de poder contar com a classe contábil por meio da transparência nas informações, facilitando o diálogo entre o setor público e os profissionais da contabilidade, que desempenham um papel essencial na orientação dos empreendedores e na adequação das empresas às normas urbanísticas e fiscais. Com essa iniciativa, o CRCGO reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável, a desburocratização e o fortalecimento da classe contábil como agente estratégico na interação com o poder público.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes

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