Representantes do CRCGO dialogam sobre Álvará de Funcionamento com secretários na Prefeitura de Goiânia
Representantes do CRCGO dialogam sobre Álvará de Funcionamento com secretários na Prefeitura de Goiânia
Iniciando as atividades da semana, nesta segunda-feira (13/01) os integrantes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) cumpriram agendas na Prefeitura de Goiânia, por meio dos representantes da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas) e da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). O objetivo, em específico, foram pautas relacionadas à emissão e renovação de alvarás de funcionamento para empresas na Capital
Junto ao titular da Sedicas, Diogo Franco, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel, o vice-presidente de Controle Interno, Ranniel Martins, o conselheiro, Rogger Said e a chefe de gabinete, Priscilla Rodrigues, explicaram ao secretário a preocupação na emissão dos alvarás de funcionamento, uma vez que o prazo para as empresas se regularizarem no Simples Nacional e não serem excluídas termina no dia 31 de janeiro. Franco se colou à disposição da entidade para colaborar nos diálogos mais aprofundados e solucionar os atendimentos e liberações dos alvarás de funcionamento.
Profissionais da contabilidade, arquitetos e representantes de entidades do segmento empresarial são os que mais acessam o sistema da Prefeitura de Goiânia para que o processo de abertura de empresa aconteça em Goiânia. Para prosseguir com a abertura de empresa na Capital é preciso solicitar informação de Uso do Solo para Atividades Econômicas. Feito isso, é preciso informar o código do Cadastro Nacional De Atividade Econômica (Cnae) das atividades a serem desempenhadas pela empresa. Esse documento é necessário para a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento, serviço que, até o presente momento, não está em pleno andamento devido a estruturação de equipe técnica da pasta.
“É uma luta contra o tempo, secretário. Não podemos demorar mais quanto às emissões dos alvarás, pois lá na frente vai sobrecarregar os atendimentos dos servidores e eles podem não conseguir fazer a regularização dessas empresas, por exemplo. Os contadores não podem ficar sem a solução, uma vez que isso prejudica a economia de Goiânia”, disse Sucena.
Já na Seplanh, além de fortalecer o relacionamento institucional e colaboração técnica com a Secretária, Ana Carolina Nunes de Souza Almeida os representante do Conselho de Contabilidade dialogaram novamente sobre os alvarás e a abertura de empresas.
Durante a reunião, foram abordadas questões relacionadas à simplificação de processos burocráticos, à agilidade na liberação de documentos e ao alinhamento das demandas empresariais com as normas municipais. O vice-presidente de Controle Interno do CRCGO destacou a importância do diálogo entre o poder público e a classe contábil. “Assim, podemos promover um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e à regularização das empresas, reforçando o papel estratégico dos contadores nesse processo”, salientou Ranniel Martins.
O conselheiro Rogger Said destacou exemplos do dia a dia que ainda causam morosidade nos serviços contábeis oferecidos aos empresários e reforçou que a colaboração mútua entre a pasta aprimora, ainda mais, os processos de regularização de empresas, emissão de alvarás e demais documentos necessários ao funcionamento dos negócios em Goiânia.
A titular da Seplanh, a Secretária Ana Carolina, evidenciou a importância de poder contar com a classe contábil por meio da transparência nas informações, facilitando o diálogo entre o setor público e os profissionais da contabilidade, que desempenham um papel essencial na orientação dos empreendedores e na adequação das empresas às normas urbanísticas e fiscais. Com essa iniciativa, o CRCGO reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável, a desburocratização e o fortalecimento da classe contábil como agente estratégico na interação com o poder público.
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Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes