Medalha de Mérito Contábil celebra trajetórias marcantes durante a XVI Convenção de Contabilidade de Goiás
Medalha de Mérito Contábil celebra trajetórias marcantes durante a XVI Convenção de Contabilidade de Goiás
O primeiro dia da XVI Convenção de Contabilidade de Goiás, realizado na quinta-feira (30/10), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), foi marcado por uma cerimônia de grande emoção e reconhecimento: a entrega da Medalha de Mérito Contábil. Esta é uma honraria concedida a personalidades que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da profissão contábil e para o desenvolvimento do sistema CFC/CRCs.
Nesta edição, foram homenageados o presidente do Sescon-Goiás e presidente do CRCGO por quatro mandatos em períodos distintos, de 1996 a 1999 e de 2006 a 2009, Edson Cândido Pinto; o técnico em contabilidade e vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, João Campos; e o vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho.
A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, destacou a relevância das trajetórias dos homenageados, ressaltando que cada um deles representa, em sua história, a força e a essência da contabilidade goiana e brasileira. “Em suas gestões, Edson sempre priorizou ações de valorização da classe contábil, promovendo a educação continuada e iniciativas que fortaleceram a presença e o reconhecimento do profissional contábil. Foi responsável por trazer para Goiás o primeiro evento de caráter internacional da área, o Seminário Interamericano de Contabilidade, e o XVI Congresso Brasileiro de Contabilidade, conquistado por votos de profissionais de todo o país”, destacou Sucena.
A presidente lembrou ainda que a trajetória de Edson Cândido é marcada pela dedicação e pela defesa intransigente da valorização profissional. “Sua dedicação à profissão rendeu-lhe a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. Atualmente, segue contribuindo com a categoria, mantendo o compromisso com o fortalecimento e a valorização da contabilidade em nosso Estado, como presidente do Sescon-Goiás”, completou.

Emocionado, Edson Cândido agradeceu a homenagem e compartilhou palavras de carinho e humildade. “Essa homenagem tem para mim um significado ímpar e realmente me emociona. Ver e rever tantos amigos, expoentes da contabilidade, que ainda fazem parte e trilham esse caminho lutando sempre, é extremamente gratificante”, afirmou, visivelmente emocionado. “Confesso que, para mim, foi uma surpresa esta homenagem, e fiquei muito lisonjeado. Não acho que eu seja merecedor desta comenda, especialmente ao lado dessas personalidades que me envaidecem muito”, concluiu, sob aplausos.
Em seguida, a presidente Sucena homenageou o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, João Campos, destacando sua trajetória de liderança e seu papel histórico na defesa da classe contábil.
“É motivo de grande orgulho para toda a nossa classe ver que, desde seus primeiros desafios, João Campos tem demonstrado compromisso, competência e dedicação à profissão contábil, construindo uma trajetória que inspira e beneficia toda a categoria.”

A presidente relembrou ainda a importância de sua atuação política em defesa da contabilidade. “Em 2006, sua atuação na Câmara dos Deputados, junto à Fenacon e ao Sescon-Goiás, foi de vital importância para a aprovação do Simples Nacional. Mas seu legado vai além: graças à sua articulação política e à sensibilidade às demandas da classe contábil, conseguimos que os profissionais de contabilidade fossem inseridos no Anexo III, tornando-nos a única categoria liberal a conquistar esse reconhecimento tributário à época. Esse marco foi, e ainda é, uma vitória para os contadores e um reconhecimento do papel estratégico da contabilidade para o desenvolvimento econômico do país”, declarou Sucena, sob aplausos.
Durante seu discurso, João Campos expressou gratidão pela homenagem e destacou o vínculo de respeito e amizade que mantém com a entidade. “Sempre me sinto muito bem recebido nesta casa, seja pelos profissionais contábeis, seja pela minha amiga presidente Sucena. Obrigado pela homenagem. Estou aquém do merecimento desta distinção, mas me sinto muito honrado e agraciado por estar aqui”, afirmou o vice-prefeito, sob aplausos do público.

Encerrando as homenagens, a presidente destacou a trajetória de Joaquim de Alencar Bezerra Filho, a quem chamou de “líder e poeta do sistema contábil brasileiro”. “Temos a honra de prestar uma homenagem a um líder que, ao longo dos anos, tem deixado uma marca profunda e transformadora no Sistema CFC/CRCs: Joaquim de Alencar Bezerra Filho, nosso poeta, atual vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do Conselho Federal de Contabilidade.”
Em um momento de grande emoção, Sucena encerrou seu discurso com um tributo em forma de versos, dedicados ao homenageado:
“Seu exemplo e sua contribuição fortalecem nosso sistema e inspiram nossa classe.
Joaquim de Alencar Bezerra Filho — nome que inspira respeito e gratidão.
Filho do Piauí, onde o sol é rei e o tempo é exato, carrega consigo a força da terra e a serenidade de quem sabe ouvir o tempo.
Fez da contabilidade mais que uma profissão: fez dela um compromisso com a verdade.
Sua trajetória é farol para quem acredita que servir com honestidade é a forma mais nobre de construir um legado.
Gratidão, meu amigo!”
Em resposta à homenagem e à poesia declamada pela presidente Sucena, Joaquim retribuiu com versos que emocionaram o público presente:
“Não é a ânsia de ter dinheiro.
Não é a ânsia de ter bens materiais,
não é a ânsia de ter postos, poder, fama,
mas a ânsia simples de perfeição da alma humana, retratada nesta poesia:
Crepite em mim uma chama aurifulgente, reflexo da justiça e da verdade,
para que eu tenha o senso da equidade e viva para o bem unicamente.
Vibre o meu coração constantemente sob os imperativos da bondade,
e que o vírus do rancor e da maldade jamais tenha guarida em minha mente.
Que nunca me escravize o preconceito,
e corra a minha vida em rota modelar, calcada na moral e no direito.
Que eu supere da vida os empecilhos,
e tenha sempre o vil no meu lar,
e nunca falte o pão para os meus filhos.
Um beijo no coração de vocês!”, concluiu Joaquim, ao som de uma calorosa salva de palmas.
A cerimônia foi encerrada sob fortes aplausos e um sentimento coletivo de gratidão e reconhecimento. A Medalha de Mérito Contábil reafirmou o compromisso do CRCGO com a valorização de líderes que, com ética, visão e sensibilidade, ajudaram a construir uma contabilidade mais forte, humana e essencial para o desenvolvimento de Goiás e do Brasil.

Confira todas as fotos clicando aqui
A reprodução deste conteúdo é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues
