CRCGO leva debate sobre Reforma Tributária ao empresariado de Jataí
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, participou, no sábado (13/10), de evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Jataí (ACIJ), levando informação técnica e diálogo qualificado ao empresariado local sobre um dos temas mais relevantes da atualidade: a Reforma Tributária.
O encontro contou ainda com a presença da representante do CRCGO no município, Glauce Nea, e do presidente do Sescon-Goiás, Édson Cândido Pinto, reforçando a atuação integrada das entidades contábeis e empresariais em prol do desenvolvimento econômico regional e da valorização da profissão contábil.
Durante a programação, Sucena ministrou a palestra “Reforma Tributária: o que muda para as empresas?”, na qual apresentou os principais impactos das mudanças no sistema tributário brasileiro e alertou para a necessidade de planejamento e adaptação por parte das organizações. Segundo a presidente, a Reforma não representa, necessariamente, redução da carga tributária, mas altera profundamente as regras de apuração, recolhimento e controle dos tributos, exigindo preparo antecipado das empresas.
Entre os pontos destacados, estiveram a substituição de tributos como ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI pelos novos IBS e CBS, a reformulação de cálculos e prazos, a possibilidade de aumento da carga tributária conforme o setor econômico e a importância da simulação de cenários para revisão de margens e estratégias. Sucena também ressaltou o papel da tecnologia no novo modelo, com maior integração dos sistemas empresariais ao fisco e acompanhamento das operações em tempo real.
Outro aspecto abordado foi a relevância de escolher parceiros comerciais regulares, já que, no novo sistema, o aproveitamento de créditos tributários estará condicionado ao correto recolhimento dos impostos pelos fornecedores, o que pode impactar diretamente o caixa das empresas.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho.

