CRCGO e Juceg cumprem agenda na Prefeitura de Goiânia em busca de agilidade no Uso do Solo
Na Prefeitura de Goiânia, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, cumpriu duas agendas com representantes da Junta Comercial (Juceg): o presidente, Euclides Siqueira e o vice-presidente, Francisco Canindé Lopes nesta quarta-feira (12/03). O principal objetivo foi alinhar a comunicação sobre a emissão do uso do solo e discutir a celeridade nos processos internos relacionados à abertura de empresas na capital.
Durante o encontro no gabinete do secretário de Eficiência, Fernando Peternella, o auditor fiscal Luiz Lucas, e o chefe de gabinete, Lúcio Liborio, as entidades destacaram diversos problemas relacionados à falta de agilidade por parte da administração municipal. A emissão do uso do solo foi apontada como uma das questões mais críticas, além da necessidade urgente de melhorias e unificação no sistema da Prefeitura. As entidades reiteraram a solicitação de digitalização de todos os processos, com o objetivo de tornar o serviço mais eficiente e acessível.
“A boa comunicação entre as entidades e a Prefeitura é fundamental. A desburocratização dos processos e a digitalização são passos essenciais para que o empreendedor tenha mais facilidade em iniciar seu negócio e, assim, contribuir para o crescimento da cidade. Temos, diariamente, profissionais contábeis sem saber como fazer com o seu cliente, o qual não consegue dar vigência ao seu negócio justamente pela falta de celeridade nos retornos que dependem do Paço liberar”, falou Hummel.
Outro tema abordado foi a parceria Juceg e Prefeitura. O presidente explicou ao titular da pasta que onde o contribuinte realiza todo o processo de abertura ou alteração de empresas pela internet, por meio do Portal do Empreendedor Goiano e Redesim. “Porém, atualmente, o sistema não está funcionando à contento devido a troca da gestão e perda de funcionários que já sabiam operar o sistema.”, salientou Euclides.
A Redesim reúne, em um único ambiente virtual, todos os entes necessários para a abertura de empresas (Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Estados, Municípios e União) e é importantíssimo que cada um desempenhe o seu papel para não travar o sistema como um todo. Competem às prefeituras, por exemplo, a licença de uso de solo, a inscrição municipal e fiscalização do endereço.
O vice-presidente da Juceg, Francisco Canindé Lopes detalhou a relevância da unificação dos processos e a digitalização. “São passos importantes não apenas para desburocratizar, mas para dar maior transparência e controle ao empresário. Com as novas condutas e iniciativas da Secretaria de Eficiência, acreditamos que a Prefeitura de Goiânia dará um grande avanço no suporte ao empreendedorismo e à economia local.”, comentou.
Secretaria Municipal de Gestão de Negócios
Mais cedo, no início da tarde, o prefeito Sandro Mabel anunciou o novo modelo adotado na Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias, iniciativa prestigiada também pelo CRCGO e Juceg. Tomou posse como titular da pasta ficará a cargo do secretário executivo José Silva Soares Neto, que contará com o apoio do empresário Flávio Rassi como colaborador eventual.
A pasta é responsável por coordenar e monitorar projetos estratégicos da administração municipal, garantindo a execução do Plano de Governo e a melhoria dos serviços públicos. Ela deve atuar na articulação com diferentes esferas de governo, gerencia contratos de resultados, promove a modernização da gestão e estrutura Parcerias Público-Privadas (PPPs).
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes