Senar Goiás e CRCGO realizam seminário sobre ITR em Jataí

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), em parceria com o Sindicato Rural de Jataí, realizaram no dia 7 de junho, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Jataí, o Seminário Regional de Imposto Territorial Rural (ITR). O intuito foi de atualizar o produtor rural sobre os assuntos referentes a este imposto, a fim de que ele compreenda suas hipóteses de incidência, isenção e imunidade, mediante o conhecimento teórico e exemplos da tributação do ITR. O evento foi conduzido pelo advogado tributarista e também contador, Marciel Augusto Raimundo, com a presença do delegado regional do CRCGO, Duglacy Borges.

Segundo Marciel, o Seminário vem para instruir o produtor rural sobre as principais informações relacionadas ao ITR, os cuidados no preenchimento desta declaração, como fazer para não cair na malha fina, fiscalização, entre outros. “Falamos sobre os convênios firmados entre a Secretaria da Receita do Brasil (RFB), em nome da União, Distrito Federal (DF) e os municípios para a delegação das atribuições de fiscalização, inclusive a de lançamento de créditos tributários, e de cobrança relativas ao Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) ”, explicou o especialista.

O município de Rio Verde também receberá em novembro um Seminário, porém sobre Contabilidade Rural. O objetivo destes eventos é dar sequência às práticas de planejamento e controle, garantindo uma melhor condição financeira ao negócio rural –, desde o pequeno ao grande. Para o coordenador de arrecadação do Senar Goiás, Rafael Albernaz, a ideia é aproximar, integrar e promover a troca de experiência profissional entre contadores, contabilistas e produtores rurais desta região, além de capacitá-los, especificamente, no atendimento às exigências legais do setor produtivo rural. “O ITR se torna cada vez mais relevante aos produtores e empresas rurais, na medida em que o mercado agropecuário vem se mostrando mais competitivo e complexo”, pontua.

Fonte: Comunicação Senar-GO, com informações da Assessoria de Imprensa CRCGO

Rua 107 nº 151 - Setor Sul
CEP: 74.085-060 - Goiânia - GO
Horário de atendimento:
8h às 18h
Tel: (62) 3240-2211