Dare do Fundo de equilíbrio deve ser emitida até sexta

Os contribuintes que usufruem de benefícios fiscais devem emitir até a próxima sexta-feira (18) o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) para pagamento do Fundo de Equilíbrio Fiscal do Tesouro Estadual (Funefte), com indicação normal da data de vencimento.

O vencimento cairá no domingo (20), mas a quitação sem multas e juros pode ser feita até segunda-feira (21), desde que a emissão do DARE já tenha sido feita, caso contrário o sistema aplicará automaticamente o cálculo dos acréscimos legais. Os contribuintes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o canal de atendimento da Sefaz, pelo telefone 0300-210-1994 (de segunda a sexta, das 07 h às 19 h).

Entenda: Criado pela Lei 19.195/2016, o Fundo tem o objetivo de e viabilizar a manutenção do equilíbrio das finanças públicas do Estado de Goiás. A não quitação implica na perda definitiva do incentivo no respectivo período de apuração.

O Fundo corresponde ao percentual de 10% (dez por cento), aplicado sobre o valor do benefício utilizado pelo contribuinte e será exigido durante o período de 36 (trinta e seis) meses, com vencimento sempre no dia 20 do mês subsequente ao período de apuração do ICMS – ou primeiro dia posterior a essa data, caso caia em finais de semana e feriado, desde que o DARE seja emitido antes do vencimento.

Como emitir o DARE? Para efetuar o pagamento do Fundo, o contribuinte deve utilizar o DARE, emitido pelo site www.sefaz.go.gov.br, na opção “Pagamento de Tributos – Outras Receitas” utilizando o código de receita 4406 – Contribuição ao Funefte. Os “Detalhes de Receita” deverão ser utilizados conforme se trate de ICMS Normal ou de ICMS Substituição Tributária.

Fonte: Comunicação Setorial – Sefaz​

Rua 107 nº 151 - Setor Sul
CEP: 74.085-060 - Goiânia - GO
Horário de atendimento:
8h às 18h
Tel: (62) 3240-2211